- - Alfabetização e Letramento
- - Didática e Planejamento
- - Direitos Humanos e Meio Ambiente
- - Diversidade e Educação
- - Escola e Currículo
- - Estagio Supervisionado – Etapa 1
- - Estagio Supervisionado – Etapa 2
- - Estagio Supervisionado – Etapa 3
- - Estagio Supervisionado – Etapa 4
- - Filosofia da Educação
- - Fundamentos Teóricos e Metodologico do Ensino Médio e Profissionalizante
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Inclusiva
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Linguagens Artísticas
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Educação Física
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Naturais
- - Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Sociais
- - Gestão e Avaliação Educacional
- - História da Educação
- - Introdução à EaD
- - Libras
- - Literatura Infanto Juvenil
- - Organização do Trabalho Pedagógico
- - Políticas Públicas da Educação Básica
- - Práticas de Ensino I
- - Práticas de Ensino II
- - Práticas de Ensino III
- - Práticas de Ensino IV
- - Psicologia da Educação
|
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
O licenciado em Pedagogia desempenha múltiplas competências acerca da educação. Seu conhecimento teórico é a base para seu pensamento crítico-reflexivo, o qual sustenta sua intervenção problematizadora às práticas educacionais especializadas aos ambientes escolares ou não escolares. Desse modo, o pedagogo não é apenas um alfabetizador, mas um proporcionador do desenvolvimento humano em todas as suas etapas.
MERCADO DE TRABALHO
Os pedagogos, em geral, trabalham com educação e aprendizagem, ou seja, trabalham com o magistério dos anos iniciais e com a administração escolar. Contudo, a profissão foi se modernizando e ultrapassou o âmbito escolar, sendo necessária em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida. Assim, os formados em Pedagogia encontraram outros campos de atividade, incluindo setores empresariais de Recursos Humanos.
A atuação do Pedagogo envolve:
- - Compreender de forma ampla e consistente o fenômeno e a prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
- - Compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo inserido em seu contexto social e cultural, em espaços escolares e não escolares;
- - Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de maneira a contribuir para o seu desenvolvimento integral;
- - Promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de escolarização e modalidades do processo educativo;
- - Ensinar saberes para promover uma leitura interdisciplinar e crítica de mundo às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- - Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sociocultural;
- - Problematizar a realidade do fenômeno educativo, buscando refletir a relação entre teoria e prática que condiciona esse fenômeno;
- - Identificar e valorizar as diferentes linguagens manifestas na sociedade contemporânea e de sua função na produção do conhecimento;
- - Valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
- - Apreender a dinâmica cultural e atuar produtivamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
- - Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- - Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
- - Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados ao uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- - Demonstrar ética e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental, étnica, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais e escolhas sexuais, entre outras;
- - Participar da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;
- - Participar da elaboração do Projeto Pedagógico, sistematizando as atividades pedagógicas por categorias comuns (planejamento, organização, coordenação e avaliação) e por valores comuns (solidariedade, cooperação, responsabilidade social e compromisso);
- - Identificar e propor respostas criativas aos problemas socioculturais e educacionais em áreas específicas de atuação, como educação especial, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.
|